Certificação

O QUE VEM A SER UMA CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS

De acordo com a ABNT NBR ISO/IEC 17000, Certificação é a “atestação realizada por terceira parte, relativa a um objeto de avaliação da conformidade com a exceção da acreditação”. Atestação, por sua vez, é a “emissão de uma declaração, com base em uma decisão, de que o atendimento aos requisitos especificados foi demonstrado.

Em outras palavras, a Certificação é um meio técnico utilizado pela IDEAL OCP para comunicar ao cliente e às demais partes interessadas, que os requisitos estabelecidos nas normas ou regulamentos técnicos ou instruções normativas foram atendidos. Ela é a forma de assegurar a conformidade de um produto.

Existem dois tipos de certificações, dentro do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade: sendo as Certificações Voluntárias e Compulsórias.

A certificação compulsória é uma atividade exercida pelo Estado, por meio de uma autoridade regulamentadora, quando se entende que o produto, processo ou serviço pode oferecer riscos à segurança e saúde do consumidor ou ao meio ambiente ou ainda, em alguns casos, quando o desempenho do produto, se inadequado, pode trazer prejuízos econômicos à sociedade. O resultado satisfatório desta atividade leva à concessão da certificação e ao direito ao uso do Selo da Conformidade em seus produtos.

Já a certificação voluntária é quando a decisão de a realizar parte do fornecedor. Na Avaliação Voluntária é a própria empresa que define se deve, ou não, avaliar a conformidade de seus produtos, de acordo com o disposto em uma norma técnica.

COMO REALIZAR A CERTIFICAÇÃO DO PRODUTO

O esquema de certificação consiste num conjunto de regras, práticas e procedimentos que a IDEAL OCP realiza em seus clientes afim assegurar quais compromissos as organizações auditadas devem aceitar e fazer cumprir. Para que o processo de certificação seja concluído, devemos seguir as seguintes etapas:

1. Solicitação do cliente e análise da solicitação

O cliente interessado deverá entrar em contato com a IDEAL OCP através de nossos canais de comunicação a fim de receber todo o suporte necessário para envio das documentações necessárias e suficiente para darmos entrada no processo de certificação. De possa das documentações, a IDEAL OCP iniciará uma análise críticas das documentações iniciais recebidas. Caso seja encontrada algum desvio (Não atendimento ao requisito ou falta de determinados documentos) nossa equipe formalmente realizará uma comunicação junto ao cliente para que o mesmo realize as devidas correções e envia-las para uma nova análise.

2. Proposta comercial e contrato

Após a análise crítica inicial e, caso a documentação esteja de acordo com o atendimento aos requisitos solicitados, a IDEAL OCP enviará ao cliente uma proposta comercial, sendo ela um documento essencial para consolidar um negócio e dar os primeiros passos em uma relação comercial de sucesso, apresentando assim o objetivo, as descrições dos serviços que serão realizados bem como os valores envolvidos, seguido da emissão de um contrato de certificação de produtos na qual é mencionado regras, direitos e obrigações tanto para o cliente quanto para a IDEAL OCP.

3. Elaboração do planejamento de certificação e plano de auditoria

O planejamento começará a partir da elaboração de um plano de auditoria. Neste plano serão previstas todas as atividades que serão devidamente executadas para alcance do objetivo.

4. Auditoria fabril, coleta de amostras e laboratório

Nesta etapa será realizada a auditoria fabril ora planejada com o objetivo de verificar a efetiva implantação do sistema de gestão da qualidade do processo produtivo do objeto (produto) da certificação, tendo como base os requisitos da ABNT NBR ISO 9001 bem como a coleta das amostras e envio das mesmas para o laboratório.

5. Análise do processo e Decisão da certificação

De posse de toda a documentação, a IDEAL OCP iniciará uma análise crítica de todos os registros do processo e decidirá sobre a certificação.

6. Emissão do certificado de conformidade

Uma vez que a decisão pela certificação tenha sido favorável, a IDEAL OCP emitirá o Certificado de Conformidade dos produtos e enviará ao cliente.

7. Manutenção

Após a conclusão e emissão do Certificado de Conformidade, a IDEAL OCP irá realizar as avaliações de manutenções afim de constatar se as condições técnico-organizacionais que deram origem à concessão inicial da certificação continuam sendo cumpridas. A periodicidade e critérios das manutenções devem seguir conforme determinados nos procedimentos específicos para o escopo em questão.

 

Aguarde..